Sinais de TDAH em crianças e adultos

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta milhões de crianças e adultos em todo o mundo. Embora tenha origens genéticas e se manifeste frequentemente na infância, o transtorno pode persistir por toda a vida, impactando o desempenho acadêmico, profissional e as relações interpessoais. Identificar os sinais de TDAH é essencial para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

Em crianças, o TDAH geralmente se apresenta através de dois grandes grupos de sintomas: desatenção e hiperatividade/impulsividade. Crianças desatentas têm dificuldade em manter o foco, completar tarefas escolares e seguir instruções. Além disso, esquecem-se de compromissos e perdem objetos com frequência. Já os sinais de hiperatividade incluem inquietude constante, dificuldade em permanecer sentado e comportamento impulsivo, como interromper conversas ou agir sem pensar nas consequências.

Em adultos, o TDAH assume características ligeiramente diferentes. Desorganização, dificuldade em planejar tarefas e problemas para gerenciar o tempo são queixas comuns. Além disso, adultos com TDAH podem apresentar dificuldade em manter a concentração no trabalho ou em atividades cotidianas, inquietação e comportamentos impulsivos que podem afetar decisões importantes. Letícia Dorighello, diretora pedagógica do Colégio Prígule, de São Paulo, destaca: “Entender como o TDAH se manifesta em diferentes fases da vida é crucial para oferecer o suporte adequado e promover o bem-estar de quem vive com o transtorno”.

O diagnóstico do TDAH é clínico e deve ser feito por um especialista, como um neurologista ou psiquiatra. Para as crianças, o diagnóstico requer que os sintomas estejam presentes em mais de um ambiente — como casa e escola — e que persistam por pelo menos seis meses. Já em adultos, é necessário avaliar o histórico de sintomas desde a infância, além de seu impacto na vida atual.

O tratamento do TDAH geralmente combina medicação, terapia comportamental e estratégias para organização e planejamento. Em crianças, o acompanhamento psicopedagógico é especialmente importante, pois ajuda a adaptar o ambiente escolar às necessidades do aluno. Para adultos, ferramentas como o uso de agendas, planejamento semanal e técnicas de mindfulness podem auxiliar no controle dos sintomas.

Para pais e educadores, é essencial estar atento a sinais como dificuldades persistentes de atenção ou comportamento impulsivo, que podem interferir no desempenho escolar ou nas relações sociais. Além disso, oferecer um ambiente estruturado e reforçar comportamentos positivos podem fazer uma grande diferença na vida de crianças com TDAH.

Compreender o TDAH é um passo importante para ajudar crianças e adultos a lidarem com os desafios do transtorno. Quando diagnosticado e tratado de forma adequada, é possível reduzir os impactos negativos e permitir que essas pessoas desenvolvam todo o seu potencial.

Para saber mais sobre o TDAH, visite https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah e https://pequenoprincipe.org.br/noticia/tdah-o-que-e-e-sintomas-criancas-e-adolescentes

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