O segredo para conquistar a cooperação de seus filhos

Palavras ao vento…

Alguma vez você já teve a sensação de que está falando, mas parece que seu filho – seja criança ou adolescente – não está ouvindo, pois ele simplesmente não faz o que você pede ou orienta?

Se sua resposta foi sim, você precisa rapidamente trocar as suas falas que pairam “ao vento” por outras que sejam mais eficientes!

Quando os pais falam: “Meu filho não me ouve” na verdade estão querendo dizer: “Meu filho não me obedece!”

Talvez você pense que basta ser gentil e falar em tom baixo com as crianças ou adolescentes para conseguir ser ouvido, mas isso nem sempre é o suficiente para estimular a cooperação deles! 

Você repete, repete e a paciência vai acabando, até que você não sabe mais o que fazer para ele te escutar! E parece que a única alternativa nesse momento é ser mais enérgico: gritar, ameaçar e tentar obrigá-lo a fazer aquilo que você está pedindo…

Repararam que ser somente gentil ou firme, não funciona? Você se estressa, sente culpa, acaba indo de um extremo ao outro, desrespeita a criança ou o adolescente e por muitas vezes acaba até cedendo ou desistindo.

Vamos ver algumas estratégias que podem ser eficazes nesse contexto?

“Filho, você não quer guardar seus brinquedos, eu entendo. Qual foi nosso acordo sobre o que fazer com os brinquedos após brincar?”

Pare de soltar “ao vento” as suas frases e tente primeiro se “conectar” verdadeiramente  com a criança. Antes de falar, garanta o contato visual (olho no olho), não adianta gritar de longe. Se necessário use um toque sutil no ombro ou na mão do seu filho para conseguir ser visto ou ouvido.

 

Mude a forma de falar e seja mais assertivo!

Envolva seu filho na tarefa e, quando possível, traga pitadas de humor e diversão para o momento!

Exemplo: “Vamos juntos guardar os brinquedos. Vamos ver quem é mais rápido?”

“Vamos guardar os sapatos. Pega o seu que eu pego o meu, de olhos fechados… Ahhhh errei, peguei o seu!”

Ah, e lembre-se:

Não dê explicações muito longas e sermões. Isso desvia totalmente o foco da criança da ação!

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar

Prígule, me ajuda!

Meu filho ficou de recuperação. E agora?

Uma criança pode ficar de recuperação na escola por vários motivos, e geralmente é uma combinação de fatores que leva a essa situação. Quando o