Olimprígule: o campeonato interno que beneficia e desafia os alunos do Fundamental II e Médio

Campeonatos esportivos, como os famosos interclasses, sempre fizeram parte da vida escolar, desde a época em que os pais dos atuais alunos eram estudantes.

Aqui, no Colégio Prígule, esse evento é chamado de Olimprígule. Trata-se de um campeonato que abrange modalidades esportivas, artísticas e educacionais, realizado há 20 anos com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Objetivos e Benefícios da Olimprígule

A Olimprígule tem como objetivo principal promover a integração, o espírito de equipe e a colaboração entre os participantes. É uma forma de incentivar o protagonismo e a autonomia dos estudantes, reforçando valores como fair play (jogo limpo), ética e respeito mútuo. Esses princípios são essenciais para a formação cidadã dos jovens.

Campeonatos como a Olimprígule estimulam a prática de atividades físicas e esportivas, promovendo a saúde e o bem-estar dos estudantes. A competição saudável e a busca pela superação pessoal contribuem para o desenvolvimento da disciplina, da resiliência e do trabalho em equipe, habilidades importantes para a vida adulta.

Além disso, as atividades da Olimprígule oferecem a oportunidade de descobrir talentos individuais em diversas áreas, sejam elas esportivas, artísticas ou culturais. Isso ajuda os jovens a explorar seus interesses, desenvolver habilidades específicas e ganhar confiança em si mesmos.

Desafios da Olimprígule

Durante as competições e trabalhos em equipe, as crianças e jovens são desafiadas de diversas formas. Para alguns estudantes, lidar com a frustração, a pressão e resultados indesejados pode ser mais difícil do que para outros.

Nesse sentido, é crucial que família e educadores auxiliem no fortalecimento emocional dos alunos, ajudando-os a lidar com situações e emoções desafiadoras, e a ter uma visão saudável sobre vitórias e derrotas.

Diante dos possíveis desafios, é fundamental promover a reflexão sobre as experiências vividas e reforçar valores como resiliência, superação e aprendizado contínuo. As competições devem ser vistas como oportunidades para o crescimento pessoal, social e emocional, independentemente do resultado final.

Os seres humanos são naturalmente competitivos e todos querem ganhar, mas sabemos que não é possível que todos saiam vitoriosos. É necessário aprender a perder e aceitar a derrota como parte do processo que se chama VIVER.

Nos dias 26, 27 e 28 de Junho acontecerá a 20ª edição da Olimprígule, encerrando o primeiro semestre do ano letivo de 2024 para os alunos do Fundamental II e Médio.

Acompanhe tudo através do instagram do colégio: @colegio_prigule

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Mais para explorar

Prígule, me ajuda!

Setembro Amarelo: Se precisar, peça ajuda!

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.   Este ano, o lema da campanha é “Se precisar,